A Montanha dos Sete Abutres (1951) – Resenha #1

by:

Filmes

Ace in the Hole (A Montanha dos Sete Abutres em português) é um filme no estilo noir lançado em 14 de junho de 1951, dirigido e produzido pelo Billy Wilder. A distribuição foi feita pela Paramount Pictures e teve o roteiro escrito por Billy Wilder, Walter Newman e Lesser Samuels.

O filme conta a história do jornalista Chuck Tatum (Kirk Douglas) que consegue um emprego em um jornal pequeno em uma cidade do interior do Novo México. Durante um ano trabalhando dentro do jornal não produziu nenhuma grande reportagem, até que surge a oportunidade de fazer uma cobertura de um grande evento.

Em meio à viagem Chuck e o fotógrafo do jornal Herbie Cook (Robert Arthur) se deparam com o acidente do Leo Minosa (Richard Benedict) que estava soterrado dentro de um cemitério indígena, vendo a oportunidade de grande sucesso como repórter jornalístico ele vê a oportunidade de fama para se reerguer e voltar a trabalhar para o New York. Durante este percurso ele se barra com situações com a esposa de Leo Lorraine (Jan Sterling) e o xerife Gus Kretzer (Ray Teal).

O personagem principal quando viu a oportunidade de se reerguer com a história, ele a transforma em um sensacionalismo e logo Chuck começa a utilizar técnicas miraculosas para poder tirar proveito da situação. Com isso ele adiou o salvamento do Leo previsto em horas para dias dando a oportunidade do xerife se reeleger e trazendo o crescimento financeiro para a cidade.

Atualmente esse filme ainda retrata muitos jornalistas que vêem a oportunidade de fazer pequenas matérias se tornarem grandes utilizando o sensacionalismo, criando assim provas e evidencias falsas, reportagens de terceiros que não estavam envolvidos, fotografias manipuladas, histórias mal contadas por terceiros, ou seja, acaba omitindo os fatos e criando outros, desta forma tanto o filme como acontece atualmente muitos dos jornalistas acabam morrendo pelo seu trabalho por não seguir uma ética profissional.

Confira o trailer do filme A Montanha dos Sete Abutres (1951):

Loading...