Circuito integrado de computadores – Veja como funciona

Circuito integrado de computador

 

Se você é uma pessoa como eu, que vive desmontando o seu computador, o da sua tia e quem mais você imaginou ai, com certeza já conhece um pouco de eletrônica e talvez já até soldou os fios daquele seu fone de ouvido velho que ainda quebra o seu galho né.

Através de uma pesquisa é fácil descobrir que os computadores funcionam seguindo as regras da eletrônica, o PC é cheio de componentes eletrônicos que executam as funções específicas e que fazem a máquina funcionar por completo. Creio que qualquer usuário comum e sem noções de hardware conhece ou pelo menos já ouviu falar destes componentes:

– Processador;

– Memória RAM;

– Placa Mãe;

– Placa de vídeo.

Existem outros componentes além destes que são minúsculos e que tornam possível o funcionamento dos componentes citados, entre eles estão os resistores, diodos, transistores e também o circuito integrado.

Ufa…Até que enfim chegamos ao circuito integrado…

Como funciona o circuito integrado de computador

Fonte da Imagem – Reprodução/Wikimedia Commons

O CIs ou Circuito integrado atualmente é apenas uma peça básica, mas caso você não saiba, como eu também não sabia a um tempinho atrás, ele é um dispositivo que reúne diversos componentes e executa tarefas mais avançadas, ações complexas que geralmente não podem ser executadas por um único componente.

O circuito integrado é mais encontrado em circuitos maiores, como o exemplo citado na fonte deste post (TecMundo), uma placa de som. Dentro do CI podemos encontrar capacitores, resistores e transistores, cada um desses dispositivos tem a sua função:

– Os capacitores guardam as cargas;

– Transistores tem a função de amplificar o sinal;

– Resistores impedem a passagem da corrente.

Caraca, quanta função e olha que isso não é nada perto de tudo que acontece quando o PC está ligado, continuando…

Depois de todo o trabalho interno realizado, o sinal vai sair pelo terminal para fazer o redirecionamento do sinal processado para o circuito externo da placa de som. Lendo e imaginando o que está descrito no post, até parece fácil, mas não é tão simples quanto parece meu amigo (a), o funcionamento do circuito integrado é bem mais complicado do que este post aqui no Sem Lags, o desenvolvimento do CI, além de ser demorado, exige muito conhecimento avançado.

Como a tecnologia está ai para facilitar a vida do ser humano, também não seria diferente com os CIs, pois já é possível solucionar os problemas frequentes e atender a demanda das funções fazendo combinações dos circuitos já existentes.

Para facilitar para você, veja o infográfico abaixo:

Infográfico - Como funciona um circuito integrado de computador?

 

fonte: [TECMUNDO]