Ilha desaparece em Titã e intriga os cientistas

Ilha desaparece em TitãNo ano passado, a sonda Cassini, da NASA passou perto de Titã, a maior lua de Saturno, captou uma imagem sem precedentes. Os cientistas conseguiram observar uma mancha branca sobre Ligeia, um mar de 150 metros de profundidade, que se estende por centenas de quilômetros no hemisfério norte de Titã. Em imagens anteriores, de 2007 e 2009, a mancha não aparece.

Os pesquisadores supõem que se trata de um iceberg que desprendeu da costa, ou um efeito gerado pela irrupção de bolhas e ondas sobre a superfície.  Por não saber ao certo, os astrônomos definem o objeto raro encontrado na imagem como “a ilha misteriosa”, até saberem com clareza o que é.

ilha misteriosa desaparece de Titã

No momento, não estamos seguros de sua origem, pois possuímos apenas uma imagem que mostra o objeto. Mas certamente não é algo que se costuma ver em Titã. Afirma Jason Hofgartner, astrônomo da Universidade Cornell, em Nova York.

A única coisa que podemos dizer com certeza é que temos que retornar à Titã, mas, desta vez, com uma nave, para que possamos ver exatamente o que está acontecendo nos mares deste lugar incrível”, acrescenta John Zarnecki, professor de ciência espacial da Open University, do Reino Unido.

Fora de nosso planeta, Titã é o único lugar de conhecimento dos cientistas e da ciência que contém líquidos estáveis, fluindo sobre a superfície, seja em forma de lagos e mares ou de precipitações.

Fonte [History]